Menu
O Ano em Palavras (2019) - Dicionário Priberam O Ano em Palavras (2019) - Dicionário Priberam O Ano em Palavras (2019) - Dicionário Priberam
close
  • 2016
  • 2017
  • 2018
  • 2019
  • 2020
  • 2021

Notre-Dame: “Majestoso e sublime edifício”, escreveu Victor Hugo

15/04/2019

Redação, 15 abr 2019 (Lusa) – “Majestoso e sublime edifício”, escreveu em 1831 o escritor francês Victor Hugo, referindo-se à Catedral de Notre-Dame, hoje atingida por um violento incêndio, que provocou para já a queda do pináculo.

Monumento emblemático da capital, da história de França e da arquitetura gótica, a Catedral de Notre-Dame foi homenageada por Victor Hugo em 1831 no primeiro capítulo do seu romance “Notre-Dame de Paris”.

“Sem dúvida, a igreja de Notre-Dame de Paris é ainda hoje um majestoso e sublime edifício. Mas por mais bela que seja conservada enquanto envelhece, é difícil não suspirar, e não nos indignarmos perante as degradações, as mutilações sem nome que em simultâneo o tempo e os homens provocaram no venerável monumento, sem respeito por Carlos Magno que colocou a primeira pedra, por Filipe-Augusto que colocou a última”, escreveu.

Nesta obra, considerado o maior romance histórico de Victor Hugo, o escritor narra a história do amor altruísta do deformado sineiro da Catedral de Notre-Dame, Quasimodo, pela bailarina cigana Esmeralda. Com um estilo realista, especialmente nas descrições de Paris medieval e seu submundo, o enredo é melodramático, com muitas reviravoltas irónicas.

O livro foi um sucesso instantâneo e logo fez de Victor Hugo o mais famoso escritor que vivia na Europa, tendo o livro se propagado e traduzido por todo o continente.

Victor-Marie Hugo foi um novelista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos francês de grande atuação política em seu país. É autor de “Les Misérables”, entre diversas outras obras clássicas de renome mundial.

Notre-Dame encontrava-se em obras de restauro no exterior quando deflagrou hoje o violento incêndio que continua a devastar o edifício.

PCR // EL

Lusa/Fim

Like
© Copyright 2018-2019, Priberam Informática, S.A. e Lusa – Agência de notícias de Portugal, S.A.

Add comment

Comments